sábado, 2 de junho de 2018

Coração-travessia: vigésimo primeiro, vigésimo segundo e vigésimo terceiro dia | SRN e Oeiras

Vigésimo primeiro e vigésimo segundo dias: São Raimundo Nonato

Qual o sentido do abismo? Todos que estávamos com os corações em travessia perguntamo-nos quando acordamos na cidade de São Raimundo Nonato, na Serra da Capivara, Piauí. Depois de uma chegada aflita, no meio da madrugada, fomos recebidos por nosso irmão e anfitrião, Judson Jorge. Na casa da senhora Manu Moraes, sentimo-nos em casa, depois de longa viagem no “liso do sussuarão” (como nomeamos a passagem do norte de Minas até Riachão das Neves-BA). Um almoço nordestino, uma conversa fraterna, repleta de risadas e regada a boníssimas cachaças da coleção dos nossos anfitriões. Fomos ainda, personagens de nós mesmos na produção de um documentário feito por Ícaro, professor da UESPI, Judson e Manu. Fizemos nossas próprias filmagens e acabamos o dia descansando com um belo churrasco. No dia seguinte, fomos à serra vermelha, num abismo aberto pelo tempo de milhares de anos, recitamos nossa poesia nova e sentimos medo. Alinhamos os sentimentos de temor e arte, numa catarse absolutamente motivada pela vontade de voltar pra casa. Vimos então o sentido de um abismo que dividia a aventura e a saudade. Restava-nos a vontade de transpor tudo e chegar em casa.

Vigésimo terceiro dia: Oeiras

Chegamos à “velha urbe”, Oeiras, de ônibus. Nosso carro já havia sido guinchado para Picos. Fomos recebidos pela bela Thascira Ribeiro, no bairro do Rosário: o bairro negro da cidade negra de Oeiras. Mais uma vez fizemos nossas filmagens, contando com a participação de nossa anfitriã, agora também atriz do coração-travessia. A tarde seguiu tranquila até a noite de apresentação dos Congos de Oeiras, que filmaríamos. Terminada a apresentação, regressamos à nosso pouso e iniciamos uma estranha dança noite a fora com milhares de muriçocas. Acreditando que a manhã jamais chegaria, adentramos no último dia de viagem.

Um comentário:

  1. Meus amigos, estamos aqui em Cariacica, perto de nosso amigo Thiago Carminatti... por favor, nos enviem o resultado final desse projeto maravilhoso, os links dos filmes de ficção e documentário, e demais projetos realizados... quem sabe poderíamos nos encontrar de novo em Cariri-acica. jacques.mota@yahoo.com.br ou pelo zap zap 27988255346

    ResponderExcluir